ECONOMIA

Focus eleva projeção da Selic para 13,25% ao final de 2026

Mercado ajusta expectativas diante de incertezas externas e ciclo de cortes do Banco Central

Publicado em 18/05/2026 às 09:07

A mediana das projeções do relatório Focus para a taxa Selic ao final de 2026 subiu de 13,00% para 13,25%, marcando a primeira alta após três semanas de estabilidade. O movimento reflete o ajuste das expectativas do mercado quanto à extensão do ciclo de afrouxamento causado pelo Banco Central, em meio ao aumento das incertezas e à alta dos preços do petróleo provocada pela guerra no Oriente Médio.

Considerando apenas as 49 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, mais sensíveis às mudanças recentes, a mediana para a Selic ao fim deste ano ocorreu em 13,25%.

Para 2027, a projeção do Focus manteve-se em 11,25%. Há um mês, estava em 11,0%. Entre as 47 estimativas mais recentes, a mediana passou de 11,25% para 11,50%.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central já realizou cortes de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros nas duas primeiras reuniões de 2026, levando uma Selic a 14,50% ao ano. Entretanto, o colegiado alertou, na última reunião, que a magnitude e duração do ciclo dependerão da evolução do cenário, especialmente em relação ao conflito internacional.

O Copom ressaltou que mantém cautela e serenidade na condução da política monetária, para que os próximos passos possam considerar novas informações que tragam maior clareza sobre a profundidade e extensão dos conflitos, bem como seus efeitos diretos e indiretos sobre os preços.

"Mantido o compromisso fundamental de garantia da convergência da inflação à meta dentro do horizonte relevante para a política monetária, o comitê localizado que a magnitude e a duração do ciclo de confiança serão determinados ao longo do tempo, à medida que novas informações foram incorporadas às suas análises", destacou o colegiado.

Já a mediana das expectativas para a Selic ao final de 2028 atingiu 10,0% pela 17ª semana consecutiva. Para 2029, a projeção em 10,0%. Um mês atrás, estava em 9,88%.