SAÚDE

Anvisa suspende corticoide e medicamentos para colesterol; confira os lotes afetados

Agência proíbe venda e uso de remédios da Hypofarma e Cimed após problemas identificados em lotes específicos

Publicado em 18/05/2026 às 20:12
Anvisa suspende lotes de corticoide e remédios para colesterol de Hypofarma e Cimed.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (18) a suspensão da comercialização, distribuição e uso de determinados medicamentos após receber notificações sobre problemas em lotes específicos dos laboratórios Hypofarma e Cimed.

No caso da Hypofarma, a suspensão envolve o medicamento Fosfato Dissódico de Dexametasona 4 mg/ml solução injetável (caixa com 50 ampolas), utilizado como corticoide anti-inflamatório.

A empresa comunicou o recolhimento voluntário do lote 25091566 após identificar escurecimento da solução quando diluída em associação com determinados medicamentos.

Já a Cimed informou o recolhimento voluntário do lote 2424299 dos medicamentos Atorvastatina cálcica 40mg e Rosuvastatina 20 mg, ambos indicados para o controle do colesterol.

Segundo a Cimed, houve suspeita de mistura de embalagens, com cartuchos de Rosuvastatina identificados em lote de Atorvastatina. Por esse motivo, a Anvisa também suspendeu a comercialização, distribuição e uso dos medicamentos relacionados ao lote 2424299.

Notícias relacionadas:

Fitoterápicos proibidos

A Anvisa também informou que determinou a apreensão e proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de diversos medicamentos e fitoterápicos sem registro, notificação ou cadastro sanitário. Entre os produtos proibidos estão:

  • Composto Cura Tudo
  • Composto Anti-álcool
  • Garrafada Cura Tudo
  • Ki Sinusite/Rinite
  • Composto Saúde do Homem
  • Composto Tira Fumo
  • Composto para Diabetes
  • Composto Taradão
  • Composto para Psoríase
  • Garrafada do Seu Geraldo

A medida também se estende a todos os lotes dos fitoterápicos da marca Status Verde:

  • Composto Anti-Diabetes
  • Valeriana Composta
  • Erva Baleeria
  • 7 Magnésios