ECONOMIA

Política monetária tem aproximado atividade do PIB potencial, afirma Galípolo

Presidente do Banco Central destaca necessidade de juros elevados para manter economia próxima do potencial e ressalta desafios em produtividade.

Publicado em 19/05/2026 às 14:21
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo Reprodução

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta terça-feira (19) que a política monetária tem cumprido seu papel e aproximado a atividade econômica do Produto Interno Bruto (PIB) potencial. No entanto, ele ponderou que, para alcançar esse resultado, é necessário manter os juros em patamar mais elevado.

Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Galípolo ressaltou a dificuldade em identificar ganhos de produtividade expressivos na economia brasileira.

“Temos um modelo, já há algumas décadas, em que o crescimento econômico é liderado pelo consumo, impulsionado pelo crédito e por uma parcela da remuneração da renda acima dos ganhos de produtividade”, explicou Galípolo. Ele acrescentou que um dos desafios centrais do País é integrar-se às cadeias globais de valor para promover avanços em produtividade.