Motta anuncia discussão de lei para ampliar contratação por MEIs
Presidente da Câmara afirma que proposta deve permitir que microempreendedores empreguem mais pessoas, além de prever reajuste de valores para MEIs e pequenas empresas.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que o Congresso e o governo federal irão discutir uma lei para flexibilizar a contratação de mais pessoas por Microempreendedores Individuais (MEIs), após a aprovação do fim da escala de trabalho 6x1. A declaração foi feita em entrevista coletiva após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para definir o texto da proposta.
“Nos próximos dias, estaremos tratando da questão dos microempreendedores individuais. Atualmente, esses empreendedores só podem empregar uma pessoa por carteira assinada. Nossa ideia é avançar, permitindo que possamos contratar mais pessoas, já que estamos avançando na jornada de trabalho. Isso representará um avanço significativo, principalmente para estimular a formalização do trabalho”, afirmou Motta.
O presidente da Câmara também informou que o projeto de lei deve propor um reajuste nos valores para enquadramento de micro e pequenas empresas, bem como para os MEIs. “O presidente é sensível a esse apelo feito por nós, que praticamente une toda a Casa” , destacou.
Segundo Motta, a proposta está sendo comprovada pela equipe econômica do governo para avaliar o impacto financeiro. “Não ficou previsto o valor ainda; vamos tratar disso nos próximos dias, pois também poderemos fazer de forma escalonada, não de uma vez só, para atender a grande maioria das empresas brasileiras” , explicou.
Motta garantiu ainda que, após a aprovação da PEC que encerra a escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho de 44h para 40h semanais, a Câmara irá analisar “excepcionalizações que podem ser feitas de acordo com a particularidade de cada setor” .
“Não tenho dúvidas de que esta proposta apresentada hoje reúne o sentimento majoritário da Câmara dos Deputados”, concluiu Motta.
A previsão é que o relatório do deputado Leo Prates (Republicanos-BA) sobre o tema seja apresentado nesta segunda-feira, 25, na reunião da comissão especial que analisa a PEC, marcada para as 17 horas.