Presidente do PT defende reforma do Judiciário com fortalecimento do CNJ, mas sem eleição direta para juízes
O presidente do PT, Edinho Silva, descartou nesta terça-feira (9) a inclusão de medidas consideradas heterodoxas, como eleições diretas para magistrados, nas discussões da legenda sobre a reforma do Judiciário.
Ao responder a questionamentos de jornalistas durante seminário do partido sobre o tema em Brasília, o dirigente afirmou que o foco do PT está no aperfeiçoamento dos mecanismos vigentes, especialmente no fortalecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Edinho Silva rejeitou caminhos que, em sua avaliação, possam fragilizar a estrutura institucional do país. Segundo ele, democracias consolidadas internacionalmente precisam de corpos judiciais robustos.
“Nós temos que fortalecer o CNJ. Isso nós temos clareza. O CNJ é uma grande vitória na construção desse modelo judiciário que nós temos. Nós temos que fortalecer a relação do Poder Judiciário com a sociedade civil. [...] O Judiciário será forte se ele tiver muita proximidade com a sociedade civil.”
Siga a @sputnikbrasil no Telegram.