ORGANIZAÇÃO

BP amplia esforços nos setores de petróleo e gás, em reestruturação após troca de CEO

Publicado em 09/06/2026 às 13:30
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A BP nomeou Gordon Birrell como chefe de sua divisão Upstream e Richard Harding como chefe interno de Downstream enquanto avança com uma reestruturação organizacional destinada a simplificar suas operações e acelerar a tomada de decisões.

A restrição é o sinal mais recente de que a gestão está acelerando seus esforços de simplificação ao redirecionar sua atenção para o petróleo e o gás. Ambos assumiram suas posições em 1º de julho e a BP informou que um processo de recrutamento está em andamento para nomear um chefe permanente para o negócio de downstream.

O modelo operacional de dois segmentos desfaz as mudanças feitas pelo ex-diretor executivo Bernard Looney, que foram iniciados como parte da mudança da BP para fontes de energia de baixo carbono. Atualmente, a BP possui três segmentos - com gás e energia de baixo carbono existindo como uma divisão separada.

A nova diretora executiva, Meg O'Neill, foi trazida para supervisionar uma mudança de volta para o negócio tradicional de combustíveis fósseis e ajudar a restaurar a confiança dos investidores de que uma empresa pode investir sabiamente após uma incursão em fontes de energia renováveis ​​que não conseguiu entregar resultados. Esses esforços foram prejudicados pela recente saída do presidente Albert Manifold, que foi abruptamente demitido no mês passado em meio a preocupações sobre comportamento intimidador.

A BP afirmou que a reestruturação esclarecerá as responsabilidades e permitirá uma tomada de decisões mais rápida.

A unidade upstream cobrirá a exploração e produção de combustíveis fósseis e abrigará as joint ventures upstream da BP, bem como seus negócios de gás natural renovável e captura e armazenamento de carbono.

A unidade downstream abrigará o refino e terminais, bem como os negócios de mobilidade e conveniência e combustíveis da BP.

Os negócios renováveis ​​da BP, que incluem energia solar e eólica offshore, estarão dentro da função de tecnologia da empresa.

A BP reduziu os gastos com seus ativos renováveis ​​em meio a um esforço para cortar dívidas e aumentar os retornos para os acionistas.

O vasto negócio de negociação da BP, liderado pela vice-CEO Carol Howle, operará em ambas as unidades. Fonte: Dow Jones Newswires.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.