ENERGIA

Zema propõe zerar encargos de energia para atrair data centers

Pré-candidato à Presidência pelo Novo disse à Sputnik Brasil que o país tem potencial em fontes renováveis, mas criticou tarifas cobradas do consumidor

Por Sputnik Brasil Publicado em 15/06/2026 às 22:25
Romeu Zema © Foto / Partido Novo/Divulgação

O pré-candidato à Presidência, Romeu Zema (Novo), defendeu que o Brasil adote encargo zero sobre energia para atrair data centers ao país.

Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, Zema afirmou que o Brasil não pode perder a oportunidade de receber empreendimentos do setor, em um cenário de expansão global da atividade.

Segundo ele, o país reúne condições consideradas únicas para gerar energia renovável de baixo custo, com fontes como eólica, solar, biomassa, etanol e hidrelétrica. O ex-governador de Minas Gerais, no entanto, criticou o peso das tarifas cobradas do consumidor.

Zema citou como exemplo o modelo aplicado ao nióbio em Araxá. De acordo com ele, o mineral exportado recebe valor agregado no próprio estado.

Por Sputnik Brasil