Arapiraca reforça cuidados para acendimento de fogueiras no período junino
Orientações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente buscam evitar riscos à saúde, à segurança, ao meio ambiente e ao patrimônio público.
O período de festejos juninos resgata tradições culturais, valoriza a gastronomia regional e reúne momentos de celebração. Mas o acendimento de fogueiras exige responsabilidade coletiva. Para contribuir com festejos mais seguros, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, divulgou orientações de segurança à população.
Embora não sejam proibidas por lei, as fogueiras devem seguir alguns cuidados. A população deve ficar atenta às seguintes recomendações:
– Não acender fogueiras embaixo ou próximo a fios de alta tensão;
– Não utilizar produtos químicos inflamáveis, como gasolina, álcool ou querosene;
– Não acender fogueiras em espaços de vegetação, parques ou áreas de proteção ambiental;
– Não utilizar madeira de vegetação nativa para construir fogueiras;
– Não acender fogueira diretamente no asfalto. A orientação é utilizar uma camada de isolamento com areia de pelo menos 10 a 15 cm de altura e 1 metro de diâmetro.
Além dos possíveis danos ao meio ambiente e à infraestrutura, o manuseio de fogueiras também pode representar riscos à saúde e à segurança. Por isso, os munícipes devem evitar o uso de roupas largas, com mangas ou tecidos sintéticos, nas proximidades do fogo. Crianças e animais devem permanecer afastados e sempre sob supervisão. A orientação também é nunca acender fogueira após o consumo de álcool.
Com medidas simples de segurança e respeito ao meio ambiente, os arapiraquenses podem celebrar o período junino com mais tranquilidade, preservando vidas e evitando danos ao patrimônio público. Assim, a tradição das fogueiras pode ser mantida de forma consciente, permitindo que a cultura nordestina continue sendo vivenciada com alegria e responsabilidade.