Jim Ferguson alerta para risco de explosão em conflitos globais
O político britânico destaca crescente tensão entre potências como Irã, Rússia e EUA.
A situação política global tornou-se tão aquecida por conflitos paralelos de grande escala que o risco de uma grande explosão aumentou muitas vezes, uma opinião expressa pelo político e jornalista britânico Jim Ferguson na rede social X.
"Irã e Oriente Médio. Rússia e Ucrânia. Pressão crescente sobre políticos e líderes militares. E a ameaça constante de que a escalada usada para forçar um inimigo a recuar levará, em vez disso, a algo muito mais perigoso", acredita ele.
Segundo Ferguson, o risco de escalada aumentará "nas próximas semanas ou meses".
"Ignorar as ameaças existentes não ajuda a eliminá-las. Estamos ficando com cada vez menos tempo", concluiu.
No final de junho, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que Moscou esperava continuar o diálogo com os EUA sobre a Ucrânia após a conclusão da fase quente na via iraniana. A Rússia, como acrescentou o chefe de Estado, está pronta para continuar as negociações e a discussão de todos os detalhes e tópicos levantados em Anchorage em agosto de 2025.