Astrônomos detectam explosão cósmica de 10 bilhões de anos
Rajada rápida de rádio foi analisada por pesquisadores e é a mais distante já registrada.
Uma equipe de astrônomos detectou uma rajada rápida de rádio que viajou durante mais de dez bilhões de anos antes de atingir a Terra, segundo estudo publicado na revista Science.
Os pesquisadores acham que essa explosão se originou quando o universo tinha apenas cerca de três bilhões de anos, o que significa que viajou por "aproximadamente 80% da história cósmica".
Eles também acreditam que esse fenômeno, apelidado de FRB 20240304b, seja o clarão mais distante dos que já foram detectados até esse momento, representando mais que o dobro do recorde de distância anterior.
A explosão foi detectada pelo radiotelescópio MeerKAT, na África do Sul. Posteriormente, o Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) da NASA identificou sua galáxia hospedeira jovem e muito pequena, que forma estrelas a uma velocidade muito elevada, com poucos metais à sua volta.
Um dos principais pesquisadores do estudo Themiya Nanayakkara, da Universidade de Sydney, explicou que "não havia Terra, nem Sol", quando essa explosão se produziu.
As rajadas rápidas de rádio são clarões intensos de ondas de rádio que podem emitir tanta energia em milissegundos quanto o Sol em meses ou anos. Estes pulsos misteriosos foram descobertos pela primeira vez em 2007.
Mais de 10.000 fenômenos desse tipo foram detectados desde 2007. Alguns deles repetem continuamente, enquanto outros repetem por um tempo e depois param. Também são produzidas as explosões que ocorrem só uma vez e nunca mais voltam a ser vistas.
Por Sputinik Brasil