MEMÓRIA

Atentado às Torres Gêmeas completa mais um ano e continua marcado na história mundial

Tragédia de 11 de setembro de 2001 deixou quase 3 mil mortos e redefiniu a geopolítica global

Por Vanessa Lima Publicado em 11/09/2025 às 17:01
20210909_11desetembro.png

Nesta quinta-feira (11), o mundo relembra um dos episódios mais trágicos da história recente: o atentado terrorista contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que completa mais um ano. O ataque, ocorrido em 11 de setembro de 2001, resultou na morte de cerca de 3 mil pessoas e deixou mais de 6 mil feridos.

Naquela manhã, quatro aviões comerciais foram sequestrados por membros da Al-Qaeda. Dois deles atingiram diretamente as torres norte e sul do complexo, provocando a destruição dos edifícios. Outro avião atingiu o Pentágono, em Washington, e o quarto caiu em um campo na Pensilvânia, após a reação de passageiros.

O impacto do 11 de Setembro foi global. Além das perdas humanas, os atentados desencadearam mudanças profundas na política internacional, intensificando o combate ao terrorismo e levando aos conflitos armados no Afeganistão e no Iraque. Também alteraram permanentemente os protocolos de segurança em aeroportos e fronteiras ao redor do mundo.

Nos Estados Unidos, a data é marcada por homenagens às vítimas, familiares e heróis anônimos que atuaram nos resgates. Em Nova York, uma cerimônia oficial ocorre no Memorial e Museu do 11 de Setembro, no local onde ficavam as Torres Gêmeas.