ASSEMBLEIA DA ONU

Lula cita papa Francisco e defende Sul Global em discurso na ONU

Presidente também mencionou o uruguaio Pepe Mujica

Por Redação ANSA Publicado em 23/09/2025 às 19:39
Papa Francisco morreu em 21 de abril de 2025 ANSA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou o papa Francisco e o ex-mandatário do Uruguai José "Pepe" Mujica, ambos mortos em 2025, em seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, nesta terça-feira (23).

Em pronunciamento de cerca de 18 minutos, o petista disse que o mundo perdeu neste ano "duas personalidades excepcionais", que "encarnaram como ninguém os melhores valores humanistas".

"Suas vidas se entrelaçaram com as oito décadas de existência da ONU.

Se ainda estivessem entre nós, provavelmente usariam esta tribuna para lembrar que o autoritarismo, a degradação ambiental e a desigualdade não são inexoráveis; que os únicos derrotados são os que cruzam os braços, resignados; que podemos vencer os falsos profetas e oligarcas que exploram o medo e monetizam o ódio; e que o amanhã é feito de escolhas diárias e é preciso coragem de agir para transformá-lo", disse Lula.

Segundo o presidente, o mundo precisa de "lideranças com clareza de visão, que entendam que a ordem internacional não é um jogo de soma zero".

"O século 21 será cada vez mais multipolar. Para se manter pacífico, não pode deixar de ser multilateral. A voz do Sul Global deve ser ouvida", afirmou Lula, antes de ser interrompido por aplausos.

"A ONU tem hoje quase quatro vezes mais membros do que os 51 que estiveram na sua fundação. Nossa missão histórica é a de torná-la novamente portadora de esperança e promotora da igualdade, da paz, do desenvolvimento sustentável, da diversidade e da tolerância", salientou.