Lula destaca importância da democracia e condena discurso extremista na ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quarta-feira (24) uma defesa da "democracia e do multilateralismo" e criticou o avanço da extrema direita no mundo, ao discursar durante evento realizado à margem da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.
"Eu queria falar um pouco de democracia, que é o que está em jogo para o futuro da humanidade, porque somente a democracia será capaz de reconstruir o multilateralismo, a harmonia e a civilidade entre os Estados", disse Lula em seu pronunciamento.
"Vamos responder para nós mesmos: o que nós deixamos de fazer para fortalecer a democracia? O que eu fiz como presidente da República para fortalecer a democracia?", questionou o chefe de Estado brasileiro.
O petista discursou durante a 2ª Reunião em Defesa da Democracia, que também contou com a presença do premiê da Espanha, Pedro Sánchez, e dos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e do Uruguai, Yamandú Orsi.
"Por que permitimos que a extrema direita crescesse com a força que esta crescendo? É virtude deles ou incompetência nossa? Muitas vezes, a gente ganha eleições com discurso de esquerda e, quando começa a governar, atende muito mais os interesses de nossos inimigos do que dos nossos amigos. Esse é o fracasso da democracia", afirmou.
Por fim, Lula acrescentou que é preciso encontrar respostas para os "erros" cometidos pela democracia, sob o risco de ela continuar sendo "sufocada pelo negacionismo, pelo extremismo e pelo discurso fascista que nós estamos vendo agora".