Rubio cobra fim da ofensiva russa e pede que Moscou interrompa a “matança” na Ucrânia
Secretário americano se reuniu com Lavrov em Nova York
Em um encontro ocorrido nesta quarta-feira (24) em Nova York, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e pediu o fim das mortes na Ucrânia.
De acordo com a agência de notícias russa Interfax, a cúpula bilateral entre Rubio e Lavrov durou aproximadamente 50 minutos e envolveu discussões sobre o conflito em curso no leste europeu.
O americano afirmou que Moscou precisa tomar medidas significativas em direção à paz, além de ter pedido a Lavrov que seu país interrompa a "matança" no território ucraniano.
"O secretário reiterou o apelo do presidente Trump para que a matança pare e a necessidade de Moscou tomar medidas significativas para uma resolução duradoura da guerra entre Rússia e Ucrânia", informou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tommy Pigott.
Lavrov, por sua vez, acusou a Ucrânia e a União Europeia de colocarem em prática planos para "prolongar" o conflito em Kiev, além de ter confirmado que deseja continuar os esforços com os EUA pela paz.
"Os planos promovidos por Kiev e algumas capitais europeias visando prolongar o conflito são inaceitáveis. Lavrov também enfatizou a disposição em aderir à linha desenvolvida pelos líderes russo e americano no Alasca, incluindo a coordenação de esforços com os EUA para abordar as causas profundas do conflito ucraniano", informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
A reunião aconteceu um dia depois de Trump ter se reunido com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e mencionar que Kiev pode reconquistar seus territórios perdidos. O Kremlin, por sua vez, rebateu as falas do republicano, que chamou Moscou de país de "tigre de papel".