PROTESTOS

Atos pró-Palestina levam dezenas de milhares às ruas da Itália

Protestos foram convocados após interceptação de flotilha

Por Redação ANSA Publicado em 03/10/2025 às 10:37

As principais cidades da Itália são palcos nesta sexta-feira (3) de grandes manifestações em defesa da Palestina, após sindicatos terem convocado uma greve geral para protestar contra a interceptação da Flotilha Global Sumud, que planejava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, por Israel em águas internacionais.

Os italianos representavam a segunda maior delegação da missão humanitária, com cerca de 40 ativistas e políticos, atrás apenas dos espanhóis, com quase 50.

A mobilização, convocada pela Confederação-Geral Italiana do Trabalho (Cgil) e pela União Sindical de Base (USB), ocorre apesar de o órgão de vigilância de greves ter definido a paralisação como ilegítima por ter sido marcada de última hora.

Como resultado, diversas escolas ficaram fechadas nesta sexta, enquanto serviços de transporte coletivo sofrem com atrasos e cancelamentos.

Apenas em Milão, segundo a Cgil, a marcha reuniu pelo menos 100 mil pessoas, enquanto agentes das forças de segurança falam em 50 mil participantes.

Na capital Roma, a presença é estimada em pelo menos 60 mil indivíduos, que marcharam ao som da canção antifascista "Bella ciao!".