VATICANO

'Não busquem respostas rolando a tela do celular', alerta Papa

Leão XIV fez apelo por ocasião da Jornada Mundial da Juventude

Por Redação ANSA Publicado em 07/10/2025 às 19:38
Papa enviou mensagem aos jovens da JMJ ANSA

O papa Leão XIV pediu aos jovens que busquem respostas para as "questões mais profundas" da vida além da "rolagem incessante da tela de um celular".

O apelo foi feito em sua mensagem publicada nesta terça-feira (7) por ocasião da 40ª Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no próximo dia 23 de novembro.

"Nossas perguntas mais profundas não são ouvidas nem respondidas pela rolagem interminável de tela em nossos celulares, o que monopoliza nossa atenção, deixa nossas mentes cansadas e nossos corações vazios", afirmou.

O Pontífice destacou ainda que os questionamentos "não nos levam longe se os mantivermos fechados dentro de nós mesmos ou em círculos muito estreitos".

Desta forma, sugeriu que a realização dos desejos autênticos "sempre implica ir além de nós mesmos" e convidou todos os jovens a serem "testemunhas e, portanto, missionários".

Ao longo de sua mensagem, Leão XIV também destacou a fraternidade "como um vínculo de paz", que pode "nos libertar da indiferença e da preguiça espiritual, ajudando-nos a superar o isolamento e a desconfiança".

O líder da Igreja Católica aproveitou para pedir aos jovens que sejam "artesãos da paz" e se tornem "missionários de Cristo no mundo", tendo em vista que "muitos de seus pares estão expostos à violência, forçados a usar armas, forçados a se separar de seus entes queridos, a migrar e fugir".

"Muitos carecem de educação e de outros bens essenciais. Todos compartilham convosco a busca de sentido e a insegurança que a acompanha, o desconforto causado pelas crescentes pressões sociais ou laborais, a dificuldade em lidar com crises familiares, a dolorosa sensação de falta de oportunidades, o remorso pelos erros cometidos", acrescentou o Papa.

De acordo com ele, "o testemunho cristão nasce da amizade com o Senhor", "não se confunde com propaganda ideológica, mas é um verdadeiro princípio de transformação interior e de consciência social".

"Não sigam aqueles que usam as palavras da fé para dividir: organizem-se, em vez disso, para eliminar as desigualdades e reconciliar as comunidades polarizadas e oprimidas", apelou.

Por fim, convidou os participantes da Jornada Mundial da Juventude a perseguir os seus desejos de paz e justiça e citou seu antecessor: "Como dizia o papa Francisco: 'Cristo mostra que Deus é proximidade, compaixão e ternura".