Após críticas, premiê britânico confirma presença na COP30
Keir Starmer e príncipe William devem ir a Belém para cúpula
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou através de seu porta-voz que participará da próxima conferência das Nações Unidas sobre a crise climática, a COP30, programada para novembro, em Belém.
A decisão chega após rumores nas últimas semanas terem apontado que o líder trabalhista poderia não marcar presença no evento, o que provocou críticas de ambientalistas que acusam o primeiro-ministro de escantear a agenda relativa ao clima.
"O primeiro-ministro participará da cúpula COP30 em Belém, no Brasil, porque o objetivo de emissão zero é a grande oportunidade econômica do século 21, com potencial para revitalizar nossos centros industriais e criar empregos para o futuro", declarou um porta-voz de Downing Street.
Além do premiê, o Reino Unido será representado pelo príncipe William, que participará no lugar do rei Charles III, que esteve em cúpulas climáticas nos últimos anos.
O governo Starmer já havia sido criticado anteriormente por recuar em compromissos relacionados à transição ecológica, ao mesmo tempo em que defende uma corrida armamentista na Europa.