Vaticano se prepara para oração inédita entre Papa e Charles III
Cerimônia será realizada na Capela Sistina na próxima quinta (23)
Em um evento inédito e simbólico, o papa Leão XIV e o rei Charles III participarão juntos de uma celebração ecumênica nesta quinta-feira (23), na Capela Sistina, dentro do Vaticano.
A cerimônia contará com orações alternadas em inglês e latim, marcando um raro momento de união entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana.
A liturgia será conduzida pelo Papa e pelo arcebispo de York, Stephen Cottrell, uma das principais figuras da Igreja Anglicana.
A música da celebração ficará a cargo de três coros: o da Capela Sistina, o da Capela de São Jorge, do Castelo de Windsor, e o coro infantil da Capela Real do Palácio de St. James.
A visita de Charles III e da rainha Camilla à Santa Sé ocorre no contexto do Ano Santo e remete ao gesto da rainha Elizabeth II, que também visitou o então papa João Paulo II durante o Jubileu do ano 2000.
Após 482 anos, desde que Henrique VIII da Inglaterra se separou da Igreja de Roma em 1534, o rei Charles III será o primeiro monarca britânico reinante a participar de uma oração ecumênica em conjunto com um Papa na Capela Sistina.
Logo depois da cerimônia, a programação de atividades do casal real continuará com uma visita à Basílica de São Paulo Fora dos Muros e ao Pontificio Collegio Beda.
Charles III e Camilla já desembarcaram no aeroporto militar de Ciampino, às 18h27 (horário local), desta quarta-feira (22), sendo recebidos com honras pelo embaixador britânico junto à Santa Sé, Christopher Trott, e por autoridades do Vaticano.
Sorridentes, os dois deixaram o local às 18h43, em meio a fortes medidas de segurança, a bordo da tradicional Royal Bentley. Na ocasião, a rainha britânica acenou aos presentes da janela.
A comitiva ficará hospedada na residência oficial do embaixador britânico na Itália, Villa Wolkonsky, enquanto a cidade de Roma intensifica os preparativos de segurança para a visita.
Segundo as autoridades, estão previstas interdições de ruas, bloqueios de tráfego e reforço no policiamento em torno do Vaticano e da Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
A visita reforça os laços diplomáticos e religiosos entre o Reino Unido e a Santa Sé, além de representar um passo importante no diálogo ecumênico entre as duas igrejas.
A última visita de Estado da realeza britânica à Itália, ocorreu em abril passado, quando Charles III e Camilla passaram por Roma e Ravenna. Na ocasião, apesar da decisão do Vaticano de adiar o encontro deles com o falecido papa Francisco devido à saúde debilitada do argentino, o casal foi recebido de última hora para uma audiência privada.