UE pede cláusula de revisão na meta climática de 2040
Líderes revisarão regras sobre proibições de gasolina e diesel
Os líderes da União Europeia enfatizaram nesta quinta-feira (23) a necessidade de introduzir uma "cláusula de revisão" à meta climática para 2040.
Os Estados-membros do bloco, que se reuniram em Bruxelas, na Bélgica, instaram a Comissão Europeia a desenvolver ainda mais as condições necessárias para apoiar a indústria e os cidadãos na concretização do objetivo climático intermédio.
Além disso, a UE destacou que devem ser levadas em consideração "a contribuição das remoções de carbono para o esforço geral de redução de emissões" e "os créditos de carbono internacionais de alta qualidade".
Os chefes de Estado e de governo europeus também enfatizaram "a importância de contribuir para o esforço global de redução de emissões de forma ambiciosa e economicamente eficiente".
A UE acolheu com satisfação a intenção da Comissão de avançar com a revisão do regulamento sobre emissões de CO2 no setor automóvel até o final deste ano, que prevê a proibição da venda de novos veículos a gasolina e a diesel até 2035.