Rei Charles III recebe Zelensky antes de cúpula sobre guerra
Este é o 3º encontro neste ano entre o monarca e o líder de Kiev
O rei Charles III recebeu nesta sexta-feira (24), no Castelo de Windsor, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que está no Reino Unido para participar de uma reunião da Coalizão dos Dispostos, em Londres.
O encontro ocorreu antes da reunião de Zelensky com líderes europeus, que discutem formas de aumentar a pressão sobre a Rússia na tentativa de alcançar um cessar-fogo.
O presidente ucraniano foi recebido com todas as honras cerimoniais, ao som do hino nacional da Ucrânia. Em seguida, ele acompanhou Charles III na inspeção da guarda de honra.
Este é o terceiro encontro entre o monarca britânico e Zelensky neste ano e acontece um dia após o rei ter retornado da Itália, depois de uma visita de Estado ao Vaticano.
A calorosa recepção ao líder ucraniano foi destacada pela imprensa britânica, que considerou o gesto uma importante demonstração de apoio a Kiev. Charles III já expressou solidariedade à Ucrânia em diversas ocasiões desde o início da invasão russa.
Em junho, o filho da falecida rainha Elizabeth II também recebeu Zelensky no Castelo de Windsor, após uma reunião anterior em Sandringham, em março.