ARQUEOLOGIA

Descoberta em Pompeia revela vaso egípcio raro reutilizado em cozinha popular

Arqueólogos encontram situla de luxo, originária do Egito, durante escavações em termopólio da antiga cidade romana

Por Sputnik Brasil Publicado em 09/11/2025 às 12:37
© AP Photo / Archeological Park of Pompeii Press Office

Arqueólogos encontraram, em uma pequena cozinha de um termopólio — espécie de lanchonete ou restaurante popular da antiga Pompeia —, um vaso de luxo de provável origem egípcia.

A descoberta ocorreu durante recentes trabalhos de manutenção e pesquisa arqueológica na Região V de Pompeia, trazendo novas perspectivas sobre os intercâmbios culturais na cidade antes da erupção do Vesúvio, em 79 d.C., segundo o Yahoo!news.

O objeto, denominado situla, é um vaso em forma de balde confeccionado em faiança — uma massa vítrea de cor verde e amarela —, ornamentado com figuras humanas, animais e motivos vegetais. O estilo e os materiais sugerem produção em Alexandria, no Egito.

Além da procedência, chama atenção o contexto em que foi encontrado: a situla, geralmente presente em jardins ou salas de visita de residências abastadas, estava sendo reutilizada como recipiente de cozinha em um cômodo dos fundos de um restaurante popular.

Desde sua redescoberta, no final do século XVI, Pompeia fascina estudiosos e visitantes. O sítio arqueológico ocupa cerca de 22 hectares, dos quais um terço permanece soterrado pelas cinzas.