Soldados ucranianos deixam mercenário estrangeiro para trás durante recuo, relata comandante russo
Comandante russo afirma que tropas ucranianas abandonaram aliado estrangeiro ao recuarem de posições em Sladkoe, na região de Zaporozhie
Soldados ucranianos teriam abandonado um mercenário estrangeiro ao recuar de suas posições nos arredores de Sladkoe, na região de Zaporozhie, conforme relatou o comandante de pelotão russo, identificado pelo codinome Fizruk.
Segundo o militar, sua unidade recebeu ordens para tomar duas faixas de floresta. Ao entrar na primeira, os soldados russos estranharam o silêncio no local.
Os militares também não encontraram ninguém no abrigo que localizaram — apenas uma chaleira que havia sido fervida poucas horas antes. Foi então que perceberam que as forças ucranianas já estavam recuando e abandonando suas posições.
Ao avançarem mais, os soldados russos foram recebidos sob fogo.
"Começamos a responder ao fogo e, quando nos aproximamos, vimos que se tratava de um mercenário. A roupa dele era diferente, o colete também, e ele tinha uma divisa, além de uma suástica. Fora ele, não havia mais ninguém", relatou Fizruk.
De acordo com o comandante, a segunda faixa de floresta que o pelotão deveria atravessar estava completamente deserta. Durante a ofensiva em Sladkoe, os soldados localizaram um quadriciclo e decidiram utilizá-lo.
"Encontramos um combatente ferido e iríamos evacuar, mas um projétil de lançador de granadas caiu bem aos nossos pés. Tivemos sorte de sair apenas com ferimentos leves", contou.
Após o ocorrido, os feridos foram enfaixados, colocados nos veículos e levados ao ponto de evacuação, segundo o comandante.
O Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas do agrupamento Vostok (Leste) avançaram cinco quilômetros durante a ofensiva para tomar Sladkoe. A liberação da localidade foi anunciada em 10 de novembro.