DADOS

Número de mortos nas inundações na Indonésia supera 800

Mais de 570 mil cidadãos foram deslocadas de suas casas

Por Redação ANSA Publicado em 03/12/2025 às 10:37
Inundações e deslizamentos deixaram centenas de mortos na Ásia

Onúmero de mortes causadas pelas devastadoras inundações e deslizamentos de terra que atingiram a ilha de Sumatra, na Indonésia, ultrapassou 800, informou nesta quarta-feira (3) a Agência Nacional de Gestão de Desastres.

A atualização elevou o total de vítimas para 804 e apontou que mais de 650 pessoas seguem desaparecidas. No balanço anterior, haviam sido registradas 755 mortes.

Além disso, mais de 570 mil moradores foram deslocados internamente em três províncias da ilha.

No total, as tragédias provocadas pelas intensas monções e pela passagem de dois ciclones tropicais deixaram mais de 1,3 mil mortos desde a semana passada na Indonésia, Tailândia, Malásia e Sri Lanka. Chuvas recordes e enchentes também afetaram comunidades inteiras nas Filipinas e no Vietnã.

"A região da Ásia-Pacífico enfrenta a atividade ciclônica tropical mais intensa e frequente do mundo. Chuvas recordes, ondas de tempestade e inundações estão deslocando milhões de pessoas e causando bilhões de dólares em prejuízos econômicos. Nenhuma instituição ou país pode enfrentar sozinho os desafios impostos por tufões e eventos climáticos extremos", afirmou a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Celeste Saulo.

Segundo a agência da ONU, o aumento das temperaturas eleva o risco de chuvas extremas, já que uma atmosfera mais quente retém maior quantidade de umidade.

A ONU informou ainda que mantém contato próximo com os governos dos países mais afetados e está pronta para apoiar operações de socorro e prestar a assistência necessária.

Dados da OMM apontam que o ciclone tropical Senyar provocou chuvas excepcionais e danos avaliados em milhões de dólares, sobretudo no setor agrícola. As enchentes deixaram 108 mortos, incluindo 98 óbitos confirmados e 10 desaparecidos.

Na Tailândia, pelo menos 162 pessoas morreram, e mais de 1,4 milhão de famílias — totalizando 3,8 milhões de indivíduos — foram afetadas pelas inundações decorrentes das fortes chuvas em 12 províncias do sul do país.

Já no Sri Lanka, mais de 275 mil crianças foram impactadas e mais de 400 pessoas estão desaparecidas ou mortas após o ciclone Ditwah gerar inundações e deslizamentos de terra sem precedentes em toda a ilha.