EXPOSIÇÃO

Coliseu recebe uma das maiores exposições já realizadas sobre Troia

Mostra com 300 peças ficará em cartaz de 12 de junho até 18 de outubro

Por Redação ANSA Publicado em 12/06/2026 às 22:00
Mostra em Roma reúne mais de 220 artefatos provenientes da Turquia ANSA

Coliseu, um dos mais emblemáticos monumentos de Roma, na Itália, abre ao público nesta sexta-feira (12) uma exposição considerada uma das mais importantes e abrangentes já dedicadas à antiga cidade de Troia.

"Troia e Roma.

Mitos, Lendas, Histórias do Mediterrâneo Antigo", que poderá ser visitada até 18 de outubro, reúne cerca de 300 peças arqueológicas, incluindo mais de 220 artefatos provenientes da Turquia, para contar a história da lendária jornada de Eneias.

A iniciativa faz parte de um acordo bilateral entre os ministros da Cultura da Itália e da Turquia, Alessandro Giuli e Mehmet Nuri Ersoy, respectivamente, com o objetivo de fortalecer a cooperação cultural entre os dois países.

Durante a apresentação da mostra, o diretor do sítio arqueológico da antiga Troia, Rüstem Aslan, destacou a relevância do evento e afirmou que seria difícil organizar uma mostra de dimensão semelhante fora do território turco.

"Trata-se de uma das maiores e mais importantes exposições sobre Troia de todos os tempos", enfatizou.

A exposição reúne peças provenientes de alguns dos mais importantes museus da Itália, Turquia e Troia. Entre os destaques estão cerca de 50 obras nunca antes exibidas ao público italiano e mais de 20 artefatos que jamais haviam saído da Turquia para mostras internacionais.

Ao todo, 19 museus turcos emprestaram mais de 220 obras para a iniciativa.

O percurso expositivo tem início com uma réplica do lendário Cavalo de Troia e propõe uma viagem entre história, arqueologia e mitologia. A mostra estabelece um diálogo entre as evidências arqueológicas e as narrativas que contribuíram para a difusão do mito de Eneias, herói troiano cuja jornada está ligada, segundo a tradição romana, à fundação de Roma.

"O parque [Coliseu] traz ao mundo a narrativa de um mito fundador crucial para a história da humanidade", declarou Simone Quilici, diretor do Parque Arqueológico do Coliseu A exposição está organizada em quatro seções temáticas. A primeira apresenta uma reconstrução do sítio arqueológico de Troia e do contexto cultural da Anatólia entre o terceiro e o segundo milênio antes de Cristo.

Já a segunda aborda a Guerra de Troia sob a perspectiva dos troianos e o início da diáspora liderada por Eneias. A terceira acompanha a jornada do herói através das fontes literárias e das descobertas arqueológicas. Por fim, a quarta seção explora o mito de Rômulo e a fundação de Roma.

Os organizadores da mostra não descartam a possibilidade de uma futura exposição dedicada a Roma no sítio turco de Troia, ampliando o intercâmbio cultural. "Conversamos sobre isso com Alfonsina Russo", revelou Aslan, referindo-se à responsável pelo Departamento de Promoção Cultural da Itália.