Kleverson Levy

Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.

Kleverson Levy

Arthur Lira perde até para Davi Davino e Alfredo Gaspar em pesquisa do Instituto Real Time Big Data

Publicado em 27/09/2025 às 09:12
Agência da Câmara dos Deputados

Renan Calheiros (MDB) aparece com vantagem, segundo pesquisa divulgada na última quarta-feira, 24 ; Arthur Lira (PP) despenca em todos os cenários mostrados

Desde a última quarta-feira, 24,divulgaram uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data. Numa busca pelo site oficial da empresa, de fato, o Blog Kléverson Levy não conseguiu achar a pesquisa para apontar neste texto. Mas a CNN Brasile a Carta Capital, por exemplo, divulgaram os dados do Real Time Big Data.

Portanto, vamos analisar o cenário de Alagoas, visto que, essas informações trouxeram um alerta para o deputado federal Arthur Lira (PP). Em todos os cenários, o senador Renan Calheiros (MDB) aparece com vantagem, sempre como primeiro colocado, em cima de seus concorrentes.

Já o ex-presidente da Câmara dos Deputados despenca em todos os cenários apontados.Chama mais atenção - ainda - que Lira aparece continuamente em terceiro colocado nos cinco dos seis apontamentos.

No primeiro cenário, o filho do ex-senador Biu de Lira desce para a quarta colocação. O ex-todo-poderoso fica abaixo até do do ex-deputado estadual Davi Davino Filho (Republicanos), que aparece com 22%, e do deputado federal Alfredo Gaspar (União), que obteve 18%. Logo após, o deputado federal pepista surge com 15%.

Votos em nulo ou branco são 9%. Não sabe ou não respondeu, 11%.

Resumindo: o que prevê, neste momento, a pesquisa, apesar de faltar meses para campanha eleitoral nas ruas e a eleição de 2026?

Que Arthur Lira deu o pontapé inicial em sua campanha ao Senado Federal, mas, por ora, ainda não consegue ser um nome de peso contra Renan Calheiros. Mesmo com a pré-campanha nas ruas, nas cidades, visitando os aliados e políticos do estado, como se observa em suas redes sociais e materiais enviados pela assessoria, Lira vai precisar - ainda - gastar muito sola de sapato para ser - até então -  o segundo nome escolhido para senador em Alagoas.

Por fim, Renan Calheiros, de fato, segue na liderança para a reeleição. Davi Davino e Alfredo Gaspar apontam bem na pesquisa, sabendo que podem ou não serem candidatos e, desde então, se tornam uma verdadeira sombra (ou fantasmas) que podem acabar com os projetos de Arthur Lira em 2026. 

Será? 

Veremos!

Confira os cenários testados pela Real Time Big Data para o Senado em Alagoas:

Cenário 1:

Renan Calheiros (MDB) – 25%
Davi Davino (Republicanos) – 22%
Alfredo Gaspar (União Brasil) – 18%
Arthur Lira (PP) – 15%
Nulo/branco – 9%
Não sabem/não responderam – 11%

Cenário 2:

Renan Calheiros (MDB) – 27%
Davi Davino (Republicanos) – 23%
Arthur Lira (PP) – 17%
Rodrigo Cunha (Podemos) – 10%
Nulo/branco – 11%
Não sabem/não responderam – 12%

Cenário 3:

Renan Calheiros (MDB) – 29%
Alfredo Gaspar (União Brasil) – 21%
Arthur Lira (PP) – 18%
Luciano Barbosa (MDB) – 8%
Nulo/branco – 11%
Não sabem/não responderam – 13%

Cenário 4:

Renan Calheiros (MDB) – 29%
Alfredo Gaspar (União Brasil) – 21%
Arthur Lira (PP) – 19%
Paulão (PT) – 4%

Cenário 5:

Renan Calheiros (MDB) – 26%
Alfredo Gaspar (União Brasil) – 22%
Arthur Lira (PP) – 17%
Rui Palmeira (PSD) – 13%
Nulo/branco – 10%
Não sabem/não responderam – 12%

Cenário 6:

JHC (PL) – 32%
Renan Calheiros (MDB) – 22%
Arthur Lira (PP) – 13%
Luciano Barbosa (MDB) – 6%
Nulo/branco – 13%
Não sabem/não responderam – 14%

Em Tempo: Os pesquisadores ouviram 1.200 eleitores alagoanos, entre os dias 22 e 23 de setembro, com uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Como  a margem de erro apontada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, cada participante da pesquisa apresentou até dois nomes.