
Kleverson Levy
Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.TV Gazeta mantém 'padrão Globo' com programação local continuada na emissora

Mesmo com o Grupo Asa Branca anunciando ser afiliada à Rede Globo de Televisão em Alagoas, a TV Gazeta de Alagoas mantém o considerado "padrão Globo" com sua programação local continuada.
Os telejornais da Organização Arnon de Mello (OAM) permanecem com o mesmo modelo que é tradição das afiliadas Globo no país. Desde o final de semana, quando a empresa de Roberto Marinho cortou o sinal nacional para a emissora do ex-presidente Fernando Collor, a Gazeta faz a grade local acontecer.
Bom dia Alagoas, AL1, AL2 e Gazeta Esporte não destoam do padrão que era a Gazeta quando afiliada da Globo. Quem assiste a programação local não vê diferença do modelo das afiliadas nacionais. A TV Gazeta permanece com os grandes profissionais (vale ressaltar, né? Que bom!) em sua programação jornalística.
Já o o grupo empresarial de Pernambuco avisou que, a partir de agora, o conteúdo nacional da TV Globo pode ser acompanhado na TV Asa Branca Alagoas. Em Maceió, os alagoanos devem buscar - em sua TV Aberta - o canal 28. No agreste alagoano, Arapiraca, o canal é 15.1. Já no sertão, em Delmiro Gouveia, a sintonia ficou com o canal 14.
Apesar da dúvida de muita gente entre o que é Gazeta, Asa Branca x Globo, entretanto, ainda é incompatível a concorrência da nova afiliada Globo que detém sua transmissão - apenas - para três municípios do Estado. Já a Gazeta de Alagoas, no entanto, tem informado que o sinal (canal 7 em Maceió) é para todos ou a maioria dos municípios alagoanos.

Outrossim, sem o símbolo da Globo, o que se percebe é que os patrões da TV de Collor tiveram que se reinventar e se adequar ao mundo digital: digamos tecnológico e virtual da comunicação atual. Não foi à toa que a transmissão (de boa qualidade, inclusive!) da TV Gazeta pode ser conferida até noYoutube (antes era no Globo Play ou G1). Um avanço para quem era detentora da maior audiência alagoana e mantinha o sinal global em todo o estado.
Afinal, quem ganha com essa disputa é o telespectador que, apesar de não estar entendendo nada, principalmente, os alagoanos no interior de Alagoas, isso mostra como a comunicação tem que se adequar ao contemporâneo, moderno e independente de afiliada, no caso da TV Gazeta, que tem demonstrando uma "independência jornalística" - sem o símbolo Globo - durante suas últimas transmissões local, com um jornalismo mais leve, menos cortes, mais tempo ao vivo, sem interrupções nacional e reagindo ao mercado local.
Ou seja: demonstrando, revelando, expondo e provando um novo tempo no jornalismo alagoano.
Por fim, a TV Gazeta já vem sendo chamada de TV Globo local, a Globo de Alagoas, no padrão com imagem, som e tecnologia. Apenas sem usar o símbolo da emissora de Roberto Marinho como afiliada.
Até quando?
Veremos!
Aos colegas da TV Gazeta, boa sorte, parabéns e sucesso!
É isto!
#VidaQueSegue