Macas ginecológicas adaptáveis para PcD estão disponíveis em quatro Unidades de Saúde
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) disponibiliza em quatro Unidades de Saúde macas ginecológicas adaptáveis para público feminino PcD. A iniciativa pretende proporcionar acessibilidade e adaptabilidade na realização de citologias e consultas de ginecologia para mulheres com dificuldades de mobilidade. Maceió é o primeiro município a utilizar o equipamento adaptável. A iniciativa inclusiva está disponível desde fevereiro do ano passado.
Suzangela Mendonça, coordenadora técnica do Programa de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, informou que os serviços foram ampliados para atender melhor o público feminino PcD.
“O serviço de assistência ginecológica a mulher com deficiência começou à ser oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Moura, localizada no bairro Santa Amélia, mas atualmente foi ampliado para o Pam Salgadinho (Poço), no bloco C, na URS Antônio de Pádua (Petrópolis) e na URS Hamilton Falcao (Benedito Bentes) para melhor atender de forma inclusiva”, informa.
Acesso
O acesso ao serviço se dá através de buscas ativas que os profissionais realizam nos bairros onde são utilizadas as macas ginecológicas adaptáveis para identificar o público feminino que pode ser beneficiado pelo equipamento. Médicos e enfermeiros solicitam encaminhamentos para realização de exames, que são agendados na própria unidade de saúde.
Nas demais unidades de saúde, ao ser identificada a necessidade de utilizar as maca ginecológica adaptável, os profissionais podem encaminhar para as que possuem o equipamento, dessa forma a diretoria do posto entra em contato com as Unidades que possui à maca e realiza a marcação para o usuária realizar o procedimento ginecológico.