Saúde capacita profissionais do Pam Salgadinho sobre situações de risco

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta terça-feira (29), uma capacitação para os profissionais do Pam Salgadinho sobre atendimentos de urgência e emergência. A atividade, composta por teoria e prática, ocorreu na sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AL). A iniciativa é uma parceria entre o setor de Educação Permanente do Pam Salgadinho e Coren-AL.
“Nós identificamos a necessidade de treinar toda a equipe da unidade, não apenas os enfermeiros, mas todos os profissionais do núcleo de saúde, do departamento administrativo e da equipe de limpeza. É fundamental que todos estejam aptos a lidar com eventuais acidentes que possam ocorrer nos corredores do Pam Salgadinho, como já aconteceu algumas vezes”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do Pam Salgadinho, Mariana Quintiliano.
A capacitação visa garantir agilidade no atendimento, para que não se perca tempo em situações de urgência e emergência, assegurando um serviço eficiente, eficaz e de qualidade para a população.
A formação foi ministrada pelo enfermeiro Caio César, especialista em urgência e emergência, e integrante da equipe de Educação Permanente do Coren-AL. “Esses momentos de capacitação acabam fortalecendo a nossa assistência, e não apenas para os profissionais da saúde, mas também para outras pessoas. Primeiros socorros podem ser necessários em qualquer lugar, a qualquer momento, e com qualquer pessoa. Por isso, essas técnicas e conhecimentos são fundamentais”, destacou o enfermeiro.
Entre os conteúdos abordados, os participantes aprenderam como manusear adequadamente casos de queimaduras, hemorragias, ferimentos, além de receberem orientações sobre o que fazer em situações de desmaio, como reconhecer sinais de AVC, realizar manobras de desengasgo e, em casos mais graves, como manejar uma parada cardiorrespiratória com suporte básico de vida.
“Trouxemos manequins de alta fidelidade para que os participantes pudessem realizar compressões o mais próximo possível da realidade, recebendo feedback em tempo real. O próprio manequim indica se a compressão está sendo feita corretamente ou não”, concluiu o enfermeiro.
Com essa iniciativa, a SMS reforça o compromisso com a formação contínua de suas equipes e com a segurança dos usuários do sistema de saúde. Ao investir em capacitação, a gestão municipal garante que o atendimento em situações de urgência seja feito com excelência técnica, agilidade e empatia — valores essenciais para salvar vidas. Uma nova turma será capacitada na manhã da quarta-feira (30).