Renan Calheiros deve oficializar candidatura à reeleição e reúne forças do MDB para 2026 em Alagoas na AMA
Senador convoca lideranças para reunião estratégica nesta segunda, com presença de ministros, deputados e apoio do Palácio República dos Palmares

O grupo político liderado pelo senador Renan Calheiros (MDB) vai apresentar, nesta segunda-feira (5), os primeiros movimentos concretos de sua estratégia para as eleições de 2026. A reunião, marcada para as 10h na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, reunirá as principais lideranças do MDB e aliados do campo governista estadual.
Entre os nomes confirmados estão o líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões Júnior, o senador Fernando Farias, e o deputado federal Rafael Brito. O ministro dos Transportes, Renan Filho, também é aguardado no encontro, que deve servir de palco para o anúncio da pré-candidatura de Renan Calheiros à reeleição para o Senado Federal, independentemente da movimentação de adversários como o prefeito de Maceió, JHC (PL), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
O projeto traçado por Renan inclui ainda a formação de uma chapa majoritária completa, com o aval do governador Paulo Dantas (MDB) e do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor (MDB). O grupo pretende consolidar a aliança que governa o estado desde 2014 e enfrentar a crescente articulação da oposição, que deve lançar nomes fortes ao Senado e ao Governo do Estado.
A reunião na AMA será uma demonstração de força e unidade da base governista, num momento em que as tensões entre os grupos de Renan Calheiros, Arthur Lira e JHC já começam a moldar os bastidores da sucessão estadual.