Política

Assistentes Sociais contribuem para diminuição das desigualdades

Publicado em 15/05/2025 às 09:17

Garantir o acesso da população em situação de vulnerabilidade social às Políticas de Assistência Social. Esta é a missão dos mais de 200 assistentes sociais que trabalham na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar(Semdes) e contribuem para mudar os rumos das políticas sociais no município de Maceió.

O assistente social é o profissional graduado em curso superior de Serviço Social responsável pela aplicação das políticas públicas sociais e a efetiva garantia de direitos da criança, adolescente, jovem, idoso, mulher e deficientes.

No dia em que é comemorado o Dia do Assistente Social, 15 de maio, a Semdes exalta o trabalho destes profissionais que se empenham diariamente em  fazer com que as políticas públicas da Assistência Social alcancem quem mais precisa dela, a população vulnerável e que, de alguma forma, teve seus direitos violados.

Claudione Maria da Silva  é  assistente social formada há 22 anos e contou um pouquinho porque escolheu essa profissão. “Desde jovem, que eu observava e me inquietava com as questões sociais, a desigualdade social, e aí eu comecei a observar que muitas pessoas viviam vulneráveis por falta de conhecimento. Escolhi essa profissão porque ela ia me dar um embasamento teórico para fazer na prática algo que ajudasse as pessoas a acessar os seus direitos como cidadão e como pessoas de direitos que são”, disse.

Ela atua desde 2010 na Semdes. Hoje ela trabalha no setor de Convênios da secretaria,   que é responsável por assessorar as Organizações da Sociedade Civil(OSC) no preenchimento do plano de trabalho, que é um instrumento fundamental para se formar uma parceria, para a execução de projetos ou atividades de interesse público. “A maioria das OSC’s tem dificuldade no preenchimento do plano de trabalho e o assistente social é essa pessoa que vai orientar, assessorar no preenchimento para que não fuja do objetivo que a Política de Assistência Social preconiza”, explicou.

Antes do de passar pelo setor de Convênios, Claudione atuou no Centro de Referência de assistência Social(Cras) Cras Sônia Sampaio no Jacintinho. Depois foi para a Coordenação de Monitoramento e Avaliação das Ações Socioassistenciais de Execução Indireta (Camassei) e Vigilância Socioassistencial.  Hoje, ela também faz parte da Comissão de Seleção para o Chamamento Público e da Comissão de Chamamento Público com a Agência de Licitações, Contratos e Convênios(Allic).

A assistente social destacou a importância do do profissional da área no município de Maceió. “A presença do assistente social nos órgãos e a prática dele é fundamental para que se façam os encaminhamentos necessários, e os usuários consigam ter autonomia e uma qualidade de vida melhor. Por isso,  é necessário a presença do assistente social em todas as políticas para que a população consiga ter acesso aos seus direitos garantidos e ter esses direitos garantidos na prática”, concluiu Claudione.

O  secretário de Desenvolvimento Social de Maceió, Fernando Davino, parabeniza todos os profissionais de serviço social da Semdes e agradece, em nome da população maceioense, a dedicação de cada um dos servidores que contribuem para a diminuição das desigualdades na capital alagoana.