MACEIÓ

No Dia do Gari, conheça a história de vida de profissionais que atuam em Maceió

Publicado em 16/05/2025 às 09:43

O recolhimento dos resíduos domiciliares, a limpeza das ruas, das praças e espaços públicos em geral garantem bem-estar para a população. Mas tudo isso somente é possível porque existem os agentes de limpeza, garis e margaridas, que dedicam suas vidas a esse serviço essencial. Nesta sexta-feira (16) eles são homenageados pelo Dia do Gari.

Um desses profissionais é Geanildo Oliveira. Atualmente trabalhando na orla da capital, Geanildo é gari há mais de 25 anos. "Lembro do meu primeiro dia de trabalho. Era algo novo, eu precisava entrar no mercado de trabalho e ter uma renda para minha família. Essa profissão me abraçou, eu gostei muito e desde então continuo vivendo a vida desse jeito", disse.

Geanildo e seus filhos em ação nas ruas da capital. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
Geanildo e seus filhos em ação nas ruas da capital. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

A dedicação e o amor ao serviço incentivaram seus dois filhos, Djonatan e Christian, de 31 e 29 anos, respectivamente, a seguirem os passos do pai na profissão de gari. O trio, inclusive, trabalha na mesma empresa, a Naturalle, responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da capital.

"Sinto muito orgulho dos meus filhos terem seguido a minha profissão. Eu cheguei a pensar que eles iam preferir seguir outro caminho, mas acredito que minha dedicação e minhas conquistas do dia a dia fizeram eles gostarem da profissão de gari e se tornarem também", conta Geanildo, com o sorriso no rosto, sobre o legado da família.

Geanildo pede mais valorização do trabalho dos garis. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
Geanildo pede mais valorização do trabalho dos garis. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

Geanildo encerra pedindo que os cidadãos valorizem o trabalhor realizado pelos garis e deixa uma mensagem para seus parceiros: "Trabalhem com amor, pois é uma profissão gratificante e muito divertida. Façam tudo com carinho, como eu sempre fiz e tudo vai dar certo. Um abraço e feliz dia do gari para todos".

Limpeza e humor

Outra história que se destaca em meio a milhares de garis que trabalham em Maceió é a de Rildomar Nobre, gari há 4 anos. Além de ser um dos agentes que compõem a equipe responsável pelos cuidados internos no Aterro Sanitário da capital, através da Viambiental, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte alta, o profissional também é criador de conteúdos de humor para as redes sociais.

No perfil do Instagram @aboademaceio, que possui mais de 9 mil seguidores, Rildomar vive uma garota que aparece em várias situações hilárias e faz pegadinhas divertidas com cidadãos maceioenses, trazendo alegria para quem acompanha a rede social. "O humor faz parte da minha genética. Minha família é do Ceará, então meu pai sempre foi "palhaço", brincalhão e gostava de fazer as pessoas rirem. Para mim, o humor é terapia, mesmo sem postar nas redes sociais, fico feliz de fazer minhas filhas, minha esposa e minha sogra rirem dentro de casa".

Rildomar trajado da personagem criada por ele, a boa de Maceió. Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb
Rildomar trajado da personagem criada por ele, a boa de Maceió. Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb

O sucesso nas redes sociais já fez com que Rildomar Nobre participasse de podcasts e entrevistas, além de torná-lo referência para outros garis que buscam uma vida melhor. O gari concilia limpeza e criação de conteúdo no dia a dia.

"É correria! Tem dias que penso em desistir. Mas já recebi várias mensagens dizendo que as pessoas se sentem melhores assistindo meus vídeos, rindo das minhas presepadas. Já recebi mensagens de pessoas no hospital dizendo que eu ajudei na cura delas. Isso para mim é uma vitória. A rotina é cansativa, mas o que eu recebo a respeito dos meus vídeos me anima a continuar", contou.

No entanto, o começo não foi fácil. Nobre conta sua trajetória desde a entrada na limpeza urbana, passando pelas dificuldades para conciliar os dois trabalhos e o sonho de se firmar e viver como humorista.

"Comecei na limpeza urbana em um período difícil da minha vida. Deus me honrou com essa vaga depois de eu dormir na porta da empresa para conquistá-la, pois precisava muito. Eu amo trabalhar como gari e recebo apoio dos meus colegas de trabalho, que entram na onda, dançam junto comigo e me olham com positividade. Por isso, nunca quero perder o contato com eles, pois fazem parte da minha vida, da minha família. Mesmo com o sonho de viver de humor, eu nunca vou esquecer de onde eu vim", revelou Nobre.

Fora do personagem, Rildomar encara o trabalho com seriedade e amor. Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb
Fora do personagem, Rildomar encara o trabalho com seriedade e amor. Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb

Apesar do desejo de ser humorista, Rildomar reforça que considera a profissão digna, importante para o funcionamento perfeito da cidade e que faz tudo com muito amor. "Amo ser gari e fico feliz pela celebração desse dia. Desejo que meus companheiros de trabalham sigam firmes, fazendo tudo com vontade e deixando Maceió cada vez mais limpa", concluiu.

Na capital, o trabalho dos garis é coordenado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), que mantém ações diárias em toda a cidade em relação ao manejo e coleta dos resíduos em áreas públicas, por meio da atuação de profissionais das empresas que prestam serviços à Prefeitura. O diretor-presidente do órgão, Moacir Teófilo, destaca que o Dia do Gari, além de homenagear os profissionais, é uma data fundamental para conscientização em relação ao respeito ao trabalhador e também sobre a responsabilidade do cidadão com a limpeza urbana.

“Temos equipes todos os dias nas ruas, das primeiras horas até o fim do dia. É prazeroso ver a garra e satisfação com que esses garis e margaridas vão às ruas. São homens e mulheres que não são invisíveis e merecem todo o nosso reconhecimento pelo cuidado com Maceió. Mais do que isso, eles são fonte de inspiração àqueles que, infelizmente, ainda não aprenderam que a limpeza urbana não é somente responsabilidade do poder público, mas sim de toda a sociedade”, disse.

Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Em Maceió, atualmente, são mais de 1000 garis, homens e mulheres, pais e mães de família. De segunda-feira até domingo estão nas ruas com um único objetivo: manter a cidade mais bonita para todos. Por isso, a Prefeitura de Maceió reconhece e valoriza a atuação de cada profissional que trabalha garantindo uma cidade cada vez melhor para se viver.

"Uma das formas de homenagear os garis não somente nesta data, mas o ano inteiro, é realizar o descarte adequado e colaborar com o serviço que é mantido pelos profissionais diariamente. A limpeza urbana é dever do poder público, mas uma responsabilidade de todo cidadão", completa Teófilo.