PRISÃO

Deputados petistas foram à marcha em defesa de Cristina Kirchner, em Buenos Aires

Publicado em 19/06/2025 às 15:46
Reproduçâo

Parlamentares petistas compareceram ao protesto contra a prisão da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, nesta quarta-feira, 18, em Buenos Aires. O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e a deputada estadual Laura Sito (PT-RS) participaram da manifestação.

“Estamos marchando com quase 1 milhão de argentinos para denunciar o lawfare que vive e que aprisiona de uma maneira arbitrária Cristina Kirchner, que foi condenada, além de seis anos (de prisão domiciliar), a perder de maneira perpétua seus direitos políticos”, afirmou Laura Sito em um vídeo publicado nas suas redes sociais. A política ainda pedia a liberdade de Kirchner.

O deputado Paulo Pimenta, por sua vez, escreveu que iria “representar o PT neste ato importante contra mais uma injustiça do judiciário”. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social de Lula foi enviado oficial da sigla para prestar apoio ao ex-presidente.

“Somos solidários a ela, nesse momento em que mais uma vez queremos tirar da vida política uma grande liderança popular, assim como fizemos com Perón no seu tempo e com Lula mais recentemente”, afirmou Pimenta por meio de nota.

“O que fazem contra Cristina Kirchner não é justiça - é perseguição, é lawfare, é vingança dos mesmos setores que nunca aceitaram um projeto de país para quem mais precisa”, ele postou em publicação em seu Instagram.

Cristina Kirchner foi condenada por corrupção

Cristina Kirchner foi condenada a seis anos de prisão domiciliária por um caso de corrupção ocorrido no ano de 2022. Ela é acusada de pagamentos superfaturados e favorecimento de obras para públicos na província de Santa Cruz. Cristina diz vítima de perseguição judicial, tese que é reforçada pelos representantes do PT na Argentina.

A segurança foi confirmada Suprema Corte argentina na semana passada e, desde a data, uma multidão se aglomera em frente a casa da política para apoiá-la. Um ex-presidente deveria se apresentar à justiça nesta quarta-feira, 18, mas como ela teve a sua punição revertida na prisão domiciliar, pode cumprir a pena de sua casa, sem comparecer a corte.

É possível que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visite Cristina Kirchner durante a cúpula do Mercosul, que ocorrerá em Buenos Aires nos dias 2 e 3 de julho. Paulo Pimenta disse à Coluna do Estadão que “é desejo do presidente Lula ter um encontro com a Cristina”.