A crise Irã × Israel pode aumentar os preços dos alimentos brasileiros?

O recente conflito entre Irã e Israel levantou preocupações sobre a sustentabilidade do agronegócio brasileiro e, consequentemente, os preços dos alimentos.
O Brasil é altamente dependente da importação de fertilizantes, e os dois países são grandes produtores do insumo. O fechamento do estreito de Ormuz chegou a ser considerado por autoridades iranianas, o que poderia levar a uma crise no abastecimento global de produtos, incluindo petróleo, possivelmente impactando o setor alimentício brasileiro.
Para debater a relação entre os conflitos globais e o agronegócio nacional, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Arnoldo de Campos, diretor de operações e abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e Lia Valls Pereira, chefe do Departamento de Análise Econômica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora associada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Por Sputinik Brasil