Renova PT vence eleição interna e rompe hegemonia de 30 anos no comando estadual do partido
Ronaldo Medeiros lidera votação com 3.751 votos e inicia nova fase no PT alagoano com foco em reorganização interna e fortalecimento das bases

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas viverá uma nova fase após o resultado das eleições diretas (PED) realizadas neste domingo (6). O deputado estadual Ronaldo Medeiros foi eleito o novo presidente da sigla no estado, encerrando um ciclo de mais de três décadas sob influência do grupo político ligado ao deputado federal Paulão.
A vitória da chapa Renova PT foi celebrada nas redes sociais por Ronaldo, que agradeceu à militância petista pela confiança nas urnas. Em publicação, ele afirmou que “quem ganhou foi a militância” e destacou que o resultado reflete “a insatisfação de uma base que quer renovação, transparência e um partido do tamanho da sua história”.
Com um discurso voltado ao resgate do diálogo com as bases, à reorganização do partido e à construção de unidade interna, Ronaldo Medeiros afirmou que seu compromisso à frente da legenda será pautado por “diálogo, unidade e participação”.
Em Maceió, a companheira de chapa de Ronaldo, a militante Ale Costa, também venceu a disputa e assumirá o comando do diretório municipal da capital alagoana.
A eleição foi marcada por forte mobilização em todo o estado. Em cidades como Palmeira dos Índios, Rio Largo e Arapiraca o processo atraiu centenas de filiados aos locais de votação, onde houve aglomeração durante todo o dia de votação, revelando a força e o engajamento da militância em um momento decisivo para o futuro do partido em Alagoas.
Porém, em Palmeira dos Índios, terra natal de Medeiros, os filiados foram na contramão do resultado da eleição e votaram em sua maioria na chapa liderada por Dafne Orion e a nível local permaneceram com o médico Pedro Paulo Duarte, marido da atual vice-prefeita Sheila Duarte.
A vitória de Ronaldo representa um marco de ruptura com a antiga hegemonia e sinaliza um novo momento político interno no PT alagoano. Ao derrotar o grupo de Daphne Orion, apoiada por Paulão, a nova direção assume com o desafio de recompor alianças, ampliar a presença do partido nos municípios e preparar a legenda para as disputas de 2026.
“Seguimos juntos. Viva o PT!”, concluiu Ronaldo, em tom de celebração e compromisso.