POLÍTICA

Presidente da CBPA é preso em flagrante por falso testemunho na CPMI do INSS

Abraão Lincoln Ferreira foi detido após relator apontar contradições e omissões durante depoimento sobre irregularidades no setor de pesca e aquicultura

Publicado em 04/11/2025 às 00:53
Reprodução / Agência Senado

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira, foi preso em flagrante por falso testemunho ao final de seu depoimento à CPMI do INSS, nesta segunda-feira (3).

Após as perguntas dos parlamentares, o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar, solicitou a prisão de Lincoln. Segundo o relator, o depoente mentiu ao afirmar que havia renunciado à presidência da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), quando, na verdade, foi afastado por medida cautelar. Além disso, Lincoln teria “negado por meio do silêncio” conhecer Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, mas acabou admitindo o vínculo ao responder outras questões.

O presidente da CBPA também foi acusado de mentir sobre a natureza de sua relação com Gabriel Negreiros, tesoureiro da entidade, e sobre o alcance da procuração concedida a Adelino Rodrigues Junior.

— Adelino tinha amplos poderes para movimentar recursos da CBPA, e, com esses amplos poderes, enviou R$ 59 mil para a esposa do procurador-geral do INSS de então, Virgílio Antônio, e R$ 430 mil para João Victor Fernandes em espécie, destacou o relator.

Antes de acatar o pedido de prisão, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana, ressaltou que “o silêncio também fala” e demonstrou otimismo quanto aos resultados da comissão.

— Encerramos um ciclo de impunidade e começamos o tempo da verdade, em nome dos aposentados, das viúvas, dos órfãos e da esperança que ainda vive no coração do Brasil, afirmou Viana.