Deputado destaca impacto da crise do leite sobre produtores familiares
Audiência pública na Câmara dos Deputados reúne relatos dramáticos de agricultores e aponta concorrência do leite importado como principal desafio
Uma audiência pública realizada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados reuniu, nesta terça-feira (4), produtores de leite de diversas regiões do país. Durante o encontro, os participantes relataram as dificuldades enfrentadas pelo setor, especialmente diante da concorrência do leite em pó importado da Argentina e do Uruguai.
Em entrevista à Rádio Câmara nesta quarta-feira (5), o deputado Cobalchini (MDB-SC), autor do requerimento para o debate, destacou que a reunião se estendeu por quase seis horas, com depoimentos emocionados sobre o impacto da queda nos preços do leite, especialmente para as famílias de pequenos produtores.
“A realidade que se impõe é o abandono da atividade, especialmente dos pequenos agricultores”, lamentou o parlamentar. “Recebemos depoimentos ontem emocionados de jovens que substituíram os seus pais na atividade, mas que hoje se veem sem qualquer perspectiva.”
Ouça a íntegra da entrevista do deputado Cobalchini à Rádio Câmara
Brasil entre os maiores produtores
De acordo com Cobalchini, o Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.
No cenário nacional, os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás lideram a produção leiteira.