DIREITOS E CIDADANIA

Comissão debate reabertura de comissão que analisa processos de anistia

Audiência pública na Câmara discute retomada da Comissão Especial Interministerial da Anistia para garantir reconhecimento e reparação a trabalhadores prejudicados.

Publicado em 17/11/2025 às 08:47
Erika Kokay foi quem pediu o debate Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza, nesta segunda-feira (17), uma audiência pública para debater a reabertura da Comissão Especial Interministerial (CEI) da Anistia. O encontro acontece às 10 horas, no plenário 3, com participação interativa do público.

Veja quem foi convidado para a reunião e envie suas perguntas

A audiência foi solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e tem como objetivo discutir medidas para viabilizar a retomada efetiva dos trabalhos da CEI, responsável pela análise dos processos de trabalhadores e trabalhadoras que aguardam reconhecimento e reparação.

“A reativação da CEI mostra-se imprescindível para viabilizar a análise de processos que tiveram seus prazos expirados”, explica Erika Kokay. Segundo a deputada, a intenção é assegurar o reconhecimento e a reparação aos trabalhadores anistiados que foram prejudicados.

"Trata-se de medida que resguarda direitos fundamentais, corrige injustiças históricas e reafirma o compromisso do Estado com a memória e a verdade”, afirma a parlamentar.