Lula pode criar Ministério da Segurança Pública ainda no primeiro semestre, diz Gleisi
Segundo a ministra Gleisi Hoffmann, criação depende da aprovação da PEC da Segurança Pública no Congresso
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quinta-feira (15), em entrevista à CNN Brasil, que o governo federal não deseja que a PEC da Segurança Pública seja "aprovada de qualquer jeito" e apresentou críticas ao relatório do deputado Mendonça Filho (União-PE). Gleisi destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode criar o Ministério da Segurança Pública ainda no primeiro semestre, caso a proposta avance rapidamente no Congresso.
"O relatório apresentado pelo Mendonça não é um relatório que contemple as expectativas que o governo tinha. O que nós queremos com a PEC da Segurança Pública é que as funções de cada ente estejam bem descritas e colocadas para que não haja concorrência de competência", explicou a ministra.
Gleisi Hoffmann também afirmou acreditar ser possível aprovar o fim da escala 6x1 ainda este ano. Entre outras prioridades para 2026, ela citou o combate ao feminicídio, a aprovação da MP do Gás e o projeto que regulamenta trabalhadores de aplicativo. Sobre este último, a ministra ressaltou que há resistência das empresas, que se opõem a pontos da proposta do governo.