ELEIÇÕES 2026

Bolsonaro elogia Caiado e vê com bons olhos candidatura ao Planalto, afirma Tarcísio

Ex-presidente demonstra apoio à possível candidatura de Ronaldo Caiado (PSD-GO) e avalia movimento como positivo para a direita.

Publicado em 29/01/2026 às 15:24
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado Reprodução / Instagram

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) elogiou a possível candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), à Presidência da República em 2026. Segundo Tarcísio, Bolsonaro considera que a movimentação de Caiado, assim como a de outros governadores, fortalece a direita na disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Tarcísio visitou Bolsonaro nesta quinta-feira, 29, na Papudinha, em Brasília, acompanhado do vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente.

“O presidente viu com bons olhos. O presidente elogiou o Caiado para mim. O presidente tem um apreço pelo Caiado, uma consideração pelo trabalho que o Caiado fez ao longo da sua trajetória política. O presidente entende que é uma candidatura que soma também com esse projeto, que no final vai estar todo mundo junto contra o PT, não tenha dúvida disso”, declarou Tarcísio.

Na última terça-feira, 27, Caiado anunciou sua desfiliação do União Brasil para migrar ao PSD, partido que já conta com outros dois pré-candidatos ao Planalto. Segundo Tarcísio, Bolsonaro também avaliou positivamente essa mudança.

“O presidente então vê com esperança também e viu um movimento acertado e ficou satisfeito”, acrescentou Tarcísio.

Caiado afirmou aceitar a decisão do presidente do PSD, Gilberto Kassab, sobre quem será o candidato à Presidência em 2026. “Aquele que for escolhido (para ser candidato) levará essa bandeira de resgate daquilo que o povo espera: caráter, honra, independência intelectual para governar esse país. O que sair daqui candidato terá o apoio dos demais”, declarou o governador.

Após a visita, Tarcísio reiterou à imprensa que buscará a reeleição em São Paulo e que apoiará o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a Presidência. “A gente conversa sobre isso desde 2023, que meu interesse é ficar em SP. Não há controvérsia nenhuma. A gente tem um projeto (em São Paulo) que é de longo prazo”, disse. “Esse assunto (outra candidatura além de Flávio) não está em discussão. Já está consolidado.”