Presidente Lula realiza cirurgia de catarata e recebe alta em Brasília
Lula passa por procedimento oftalmológico no olho esquerdo e já está em recuperação; retorno às atividades está previsto para segunda-feira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou, nesta sexta-feira (30), por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o procedimento transcorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar.
Lula permanecerá na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, em Brasília, e deve retomar suas atividades de rotina na próxima segunda-feira (2). A cirurgia foi realizada em uma clínica particular da capital federal.
Notícias relacionadas:
- Governo debate combate ao antissemitismo com foco na educação.
- Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta.
- CGU e PF investigam fraude envolvendo emendas Pix em cidade do Acre.
Segundo a nota oficial, o presidente segue sob acompanhamento das equipes médicas lideradas por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Em 2020, Lula já havia realizado o mesmo procedimento, porém no olho direito.
A catarata é uma condição normalmente associada ao envelhecimento, que provoca a perda de transparência do cristalino, tornando-o opaco e esbranquiçado. A doença também pode ser causada por outros fatores, como diabetes, uso prolongado de corticoides ou traumas oculares.
Pessoas com catarata relatam sensação de enxergar através de um vidro embaçado ou em ambiente nublado. O tratamento cirúrgico consiste na substituição da lente natural opaca por uma lente artificial transparente.