ANO LEGISLATIVO 2026

Congresso Nacional abre ano legislativo com sessão solene nesta segunda-feira

Cerimônia marca início da última sessão da 57ª Legislatura e reúne autoridades dos três Poderes

Publicado em 30/01/2026 às 11:42
Congresso Nacional Antônio Cruz/Agência Brasil

O ano legislativo de 2026 será aberto nesta segunda-feira (2), às 15h, com uma sessão solene no Congresso Nacional. A inauguração da quarta e última sessão legislativa da 57ª Legislatura, iniciada em 2023, reunirá senadores e deputados federais no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

Antes da sessão solene, ocorre a tradicional solenidade externa, com a presença das Forças Armadas. Estão previstos dois roteiros, dependendo da ocorrência de chuva.

Se não houver chuva, o evento começa com a chegada dos presidentes das duas Casas em carros oficiais na lateral do gramado do Palácio do Congresso. Em seguida, a banda do Batalhão da Guarda Presidencial executa o hino nacional, enquanto as bandeiras nacionais são hasteadas simultaneamente nos mastros da Câmara e do Senado. O 32º Grupo de Artilharia de Campanha (Bateria Caiena) realiza então a Salva de Gala, com 21 tiros de canhão.

O comandante da Guarda de Honra conduz o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, na revista às tropas, em ritual que simboliza a verificação da preparação militar. Alcolumbre e o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, sobem a rampa do Congresso e são recebidos pelos secretários-gerais e diretores-gerais das duas Casas.

No Salão Negro, os presidentes recebem os cumprimentos dos portadores das mensagens presidencial e do Judiciário, do procurador-geral da República e de líderes partidários do Senado e da Câmara.

Em caso de chuva, todo o protocolo será transferido para o Salão Branco, exceto pelos tiros de canhão e a subida da rampa.

A cerimônia prossegue no Plenário da Câmara dos Deputados.

Mensagens dos Poderes

Durante a sessão de abertura, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, inicia os trabalhos com o anúncio da composição da Mesa solene e a execução do hino nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais.

Na sequência, Alcolumbre anuncia a leitura da mensagem do Poder Executivo, que deve ser entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. O documento, que destaca temas e projetos prioritários do governo para 2026, será lido pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Carlos Veras (PT-PE).

Também está prevista a leitura e a entrega da mensagem do Poder Judiciário, a ser feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.

Após as leituras, ocorrem os pronunciamentos de Hugo Motta e Davi Alcolumbre. O presidente do Congresso encerra a solenidade.