POLÍTICA

Weliton Prado é eleito presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Deputado mineiro assume liderança da comissão responsável pela fiscalização e proteção dos direitos dos idosos no país

Publicado em 10/02/2026 às 18:44
Weliton Prado assume presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara dos Deputados. Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG) foi eleito por unanimidade nesta terça-feira (10) presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Corretor de imóveis, Prado está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Antes, foi vereador em Uberlândia e deputado estadual por dois mandatos, sempre pelo PT. Em duas oportunidades (2021 e 2023), presidiu comissões especiais voltadas ao combate ao câncer.

Além disso, Prado já comandou outra comissão permanente da Casa: em 2024, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, em 2025, foi vice-presidente da Comissão do Idoso.

Atribuições
Entre as responsabilidades da comissão estão receber e investigar denúncias de violação de direitos da pessoa idosa, fiscalizar e acompanhar programas governamentais e analisar projetos relativos ao regime jurídico desse público. Também cabe ao colegiado elaborar e monitorar programas de apoio à pessoa idosa em situação de risco social, acompanhar políticas públicas e a atuação dos conselhos de direitos das pessoas idosas em âmbito federal, estadual e municipal.