DEFESA E LEGISLAÇÃO

Projeto propõe suspensão de decreto que restringe validade de patentes militares

Deputados querem garantir direitos de oficiais temporários, contestando norma que limita validade de cartas patentes na inatividade.

Publicado em 12/02/2026 às 15:38
Parlamentares propõem a suspensão de decreto que limita validade de patentes militares temporárias. Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Projeto de Decreto Legislativo 76/25 busca sustar a norma que retirou a validade das cartas patentes de oficiais temporários das Forças Armadas e da Polícia Militar quando na inatividade, conforme estabelecido pelo Decreto 12.375/25. A proposta, apresentada pelos deputados Sanderson (PL-RS), Helio Lopes (PL-RJ) e pela ex-deputada Silvia Waiãpi (AP), está atualmente em análise na Câmara dos Deputados.

A carta patente militar é o documento oficial que confirma a nomeação de um oficial ao seu posto, assegurando prerrogativas, direitos e deveres inerentes à função.

De acordo com o decreto do Executivo, a validade das cartas patentes na inatividade seria mantida apenas para oficiais de carreira, enquanto para temporários, o documento teria validade restrita ao período de serviço ativo.

Na justificativa da proposta, os parlamentares argumentam que o decreto é inconstitucional, pois a Constituição Federal condiciona a perda do posto e da patente à decisão de tribunal militar permanente. Segundo eles, "o decreto viola frontalmente o princípio da legalidade e da segurança jurídica, uma vez que extrapola o poder regulamentar ao dispor sobre matéria reservada à legislação específica e à apreciação do Poder Judiciário e dos tribunais militares".

Próximos passos
A proposta será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para votação no Plenário. Para que a suspensão do decreto entre em vigor, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Saiba mais sobre projetos de decreto legislativo