Na Globo News Renan Filho descarta vice de Lula e reafirma candidatura ao governo de Alagoas
Ministro dos Transportes avalia que o presidente acerta ao buscar o centro político, mas deixa claro que seu projeto pessoal é a disputa local
O mistério sobre o futuro político do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), chegou ao fim. Questionado em entrevista sobre a articulação do seu partido e uma possível indicação para a vaga de vice na chapa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, ele foi categórico:
“Eu sou candidato a governador de Alagoas.”
A declaração afasta os rumores nacionais e consolida o cenário de disputa acirrada que se desenha no estado para a sucessão de Paulo Dantas.
Análise do Cenário Nacional
Apesar de descartar a vaga na chapa majoritária federal, Renan Filho fez questão de enaltecer a habilidade política de Lula nas costuras para 2026. Segundo o ministro, o desafio do governo é repetir a frente ampla de 2022, mas agora em um cenário que ele considera mais favorável.
Na avaliação do emedebista, a estratégia do PT passa por atrair aliados moderados. "A grande discussão é como o presidente vai conduzir a ampliação da aliança (...) buscar ocupar o centro político no sentido de deixar o bolsonarismo mais à extrema direita. E eu acho que o presidente Lula tá fazendo isso com competência", declarou.