SAÚDE PÚBLICA

Lula inaugura emergência em hospital público do Rio de Janeiro

Presidente entrega novo Centro de Emergência Regional no HFCF, em Jacarepaguá

Publicado em 15/02/2026 às 07:40
Lula inaugura Centro de Emergência Regional no Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, na manhã deste domingo de carnaval (15), o Centro de Emergência Regional (CER) do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), localizado em Jacarepaguá (Av. Menezes Cortes, 3.245), na zona sudoeste do Rio de Janeiro. A unidade faz parte da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece atendimento gratuito à população.

De acordo com o acordo de cooperação técnica firmado entre o governo federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro, em dezembro de 2024, a gestão do hospital está sob responsabilidade do município. O governo federal investe recursos para a recuperação da unidade e ampliação da capacidade de atendimento, com previsão de mais de R$ 114 milhões em investimentos.

Referência em diversas especialidades

O HFCF é referência em fisioterapia oncológica, ginecologia, nefrologia (sistema urinário), pneumologia, urologia e tratamentos de insuficiência renal em crianças. A unidade realiza atendimentos de alta complexidade, com tecnologia avançada e equipes especializadas, além de procedimentos de média complexidade, como exames, diagnósticos, terapias e cirurgias pontuais.

Histórico

O Hospital Federal Cardoso Fontes foi inaugurado em 1945, durante o governo de Getúlio Vargas. O nome da unidade homenageia o médico Antônio Cardoso Fontes (1879-1943), pesquisador do bacilo da tuberculose e colaborador da Fundação Oswaldo Cruz.

Notícias relacionadas: