A política 'caliente' da Colômbia
Presidente Gustavo Petro enfrenta tensão com os EUA e desgaste interno às vésperas da sucessão eleitoral
Com as eleições se aproximando, o presidente colombiano Gustavo Petro entra na reta final de seu mandato em meio a atritos diretos com os Estados Unidos.
Pesquisas recentes apontam seu aliado Iván Cepeda como o principal nome da esquerda para a sucessão presidencial. Paralelamente, Petro buscou reaproximação com o governo norte-americano durante visita oficial a Washington, após meses de tensões diplomáticas.
Como o desgaste interno de Petro pode influenciar a disputa pela sua sucessão? A liderança de Cepeda nas pesquisas indica continuidade das pautas progressistas ou sinaliza uma possível fragmentação da esquerda colombiana?
Para debater o cenário, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Eduardo Gomes, professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em história da Colômbia, e Fernanda Nanci Gonçalves, professora do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O programa já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.