Projeto garante acesso a banheiros públicos e comerciais para trabalhadores ao ar livre
Proposta em análise na Câmara busca assegurar condições de higiene e saúde para garis e profissionais de limpeza urbana.
O Projeto de Lei 6.766/25 prevê que os trabalhadores que atuam ao ar livre, como garis e profissionais de limpeza urbana, tenham acesso garantido a banheiros de prédios públicos e de estabelecimentos comerciais.
A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Quem será beneficiado?
O benefício contempla funcionários que atuam:
- na limpeza e manutenção de vias públicas;
- na varrição e na capina;
- em trânsitos de coleta de resíduos.
De acordo com o texto, tanto prédios públicos quanto privados deverão garantir o livre acesso desses trabalhadores aos sanitários. Para isso, você poderá instalar banheiros químicos ou firmar parcerias com o comércio local.
Se houver cobrança pelo uso do banheiro, o empregador será responsável por reembolsar o valor pago pelo trabalhador.
O autor do projeto, deputado Duda Ramos (MDB-RR), afirma que a medida visa garantir condições mínimas de higiene e saúde para quem trabalha exposto ao tempo em logradouros públicos.
“Ao garantir o acesso regular às instalações sanitárias, a proposta minimiza o risco de doenças e melhora a qualidade de vida no trabalho”, justifica o parlamentar.
Próximas etapas
O projeto será aplicado, em caráter conclusivo , pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para mudar a lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.