DIREITOS DAS MULHERES

Janja relata ter sofrido assédio duas vezes durante o governo Lula

Primeira-dama revela episódios em entrevista e destaca vulnerabilidade das mulheres, mesmo em ambientes considerados seguros.

Publicado em 03/03/2026 às 19:49
Janja Reprodução / Instagram

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, revelou ter sido vítima de assédio em duas ocasiões durante o atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita nesta terça-feira, 3, durante entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil.

"Eu, como primeira-dama, não tenho segurança no lugar onde estou e em nenhum lugar", afirmou Janja. "Eu posso dizer que já fui assediada nesse período duas vezes. Eu sendo primeira-dama, estando em lugares que eu acho que são seguros e, mesmo assim, fui assediada."

O tema do programa era o combate ao feminicídio, pauta prioritária do Palácio do Planalto e bandeira eleitoral do presidente Lula. Sem detalhar os episódios, Janja utilizou sua experiência para ilustrar a vulnerabilidade das mulheres diante desse tipo de violência.

"Se eu, enquanto primeira-dama, que tenho toda uma equipe em torno, um olhar, câmeras, cuidados, você imagina uma mulher em um ponto de ônibus às dez horas da noite", concluiu Janja.

Combate ao feminicídio

Janja irá promover, junto ao governo brasileiro, o combate ao feminicídio nas Nações Unidas durante a 70ª Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW70).

A principal reunião feminina da ONU acontece em Nova York, nos Estados Unidos, entre 9 e 19 de março, e contará também com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que lidera a comitiva brasileira e os preparativos para o evento.

No início deste mês, o presidente Lula reuniu algumas das principais autoridades da República para uma cerimônia de assinatura de um pacto de enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher. Apesar de poucas medidas novas anunciadas, o evento teve caráter simbólico e representou o compromisso dos chefes dos Três Poderes com ações de combate aos crimes de gênero.