PODER LEGISLATIVO

Convocação de Daniel Vorcaro à CPI do INSS será decidida pela 2ª Turma do STF

Senador Carlos Viana afirma que recurso contra ausência do dono do Banco Master será analisado em colegiado do Supremo.

Publicado em 11/03/2026 às 21:35
Daniel Vorcaro Reprodução

O presidente da CPI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quarta-feira (11) que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhará à Segunda Turma da Corte o pedido de habeas corpus apresentado pelo dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. Uma decisão anterior do magistrado havia autorizado o empresário a não comparecer ao depoimento na comissão.

“O ministro colocou para nós, com muita clareza, que vai rever decisões que tornam facultativo o comparecimento à CPI. Mas, especialmente no caso do banqueiro Daniel Vorcaro, já encaminhará nosso recurso para votação na Turma e uma decisão do colegiado, o que para nós é importante”, declarou Viana.

A cúpula da CPI tem manifestado insatisfação com o que considera interferência indevida do Judiciário nos trabalhos do colegiado, que, por lei, possui poder investigativo equiparado ao das polícias e do Ministério Público. Mesmo após a reunião, realizada para tentar solucionar impasses, Viana reiterou críticas à postura de Mendonça.

“Foi uma visita de muita cortesia, mas que, infelizmente, não avança no sentido que eu tenho falado para vocês sobre o desequilíbrio entre os Poderes em nosso País, de uma invasão de prerrogativas que o Congresso tem, mas que, por decisões que estão sendo tomadas monocraticamente por um ministro ou outro, tem inviabilizado e atrasado o nosso trabalho”, avaliou.

Outro ponto discutido no encontro foi a ausência dos presidentes de bancos convocados para depor na CPI. Até o momento, todos deixaram de comparecer. Viana afirmou ter comunicado a Mendonça que os executivos serão ouvidos como testemunhas, e não como investigados. A presidente da Crefisa, Leila Pereira — que também preside o Palmeiras —, recebeu nova autorização para não comparecer à comissão.

Leila Pereira deveria prestar depoimento nesta quinta-feira (12). A Crefisa é uma das instituições mais citadas em irregularidades apuradas pelo INSS na cobrança de crédito consignado sobre a folha de pagamento de aposentados e pensionistas.

“Colocamos com clareza que os representantes do sistema financeiro não estão na CPMI como investigados, estão como testemunhas ou colaboradores para uma nova legislação, para que a gente coloque regras nesses empréstimos consignados”, acrescentou Viana.