Plano Nacional de Educação é estratégico para o país, avalia Confúcio Moura
Senador destaca importância do PNE e defende compromisso real de estados e municípios para avanço educacional
O senador Confúcio Moura (MDB-RO), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (25), celebrou a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) na Comissão de Educação (CE). A matéria foi encaminhada ao Plenário com pedido de urgência para análise.
Segundo o senador, o plano representa uma diretriz estratégica para o desenvolvimento do país. Ele defendeu a necessidade de financiamento garantido e do compromisso efetivo de todos os entes federativos.
“O Plano Nacional de Educação não é apenas um documento técnico. Ele é, na verdade, uma espécie de bússola moral e estratégica do país; é ali que o Brasil escreve com clareza que tipo de nação quer ser. Se queremos ser um país desenvolvido, justo e competitivo, não há outro caminho que não passe pela educação”, afirmou.
Confúcio Moura explicou que o novo PNE busca corrigir falhas do plano anterior, estabelecendo metas exequíveis e mecanismos mais rigorosos de monitoramento. O texto incorpora contribuições do debate realizado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, com foco na implementação efetiva das políticas educacionais.
“Mais do que aprovar um plano, estamos assumindo o compromisso de acompanhá-lo de forma permanente, com fiscalização ativa e avaliação contínua, para que suas metas não fiquem apenas no papel, mas se traduzam em resultados concretos para a população”, ressaltou o senador.